terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Enfermeira!
Florence Nightingale era uma menina rica, que nasceu na Itália, mas morava na Inglaterra, lá pras bandas de 1820. Florence era diferente das outras meninas de Londres, era inteligente, era indignada com a vida fútil que levava, não gostava de ser inútil, queria fazer algo para mudar a humanidade. Ficava entediada com as compras que fazia, com a mansão onde todos os empregados a serviam como uma princesa. Dizem que ninguém gosta da vida que leva, né?Florence tentou se dedicar a matemática, e estudou escondida por anos, até ver que ainda não era o suficiente pra satisfazer sua necessidade de agir. Não era só um capricho de uma burguesa, era mais que isso.Até que um dia, Florence conheceu a real pobreza.. a pobreza de saúde. Ficou escandalizada com as condições dos hospitais. Naquela época, só as bêbadas, prostitutas e mendigas aceitavam ser enfermeiras, não por vontade de ajudar, mas por medo do 'castigo divíno' pela vida que levaram. E os médicos.. os médicos só queriam saber do status que possuiam.Depois de muita luta, muita briga em casa, muito sofrimento, Florence decidiu partir para a Guerra da Criméia, aos 34 anos, fazer o que ninguém tinha coragem, cuidar! As condições eram péssimas, 15 mil doentes, mutilados e feridos eram jogados no chão, ao longo de 6 km de desespero, corpos, lixo e bactérias. Só para entender a tamanha falta de condições: Os homens estavam com diarréia (devido a cólera) e só existiam duas 'valas', que eram esvaziadas uma vez por semana.Mas Florence foi forte, superou o preconceito e amou os doentes, até os ultimos minutos de suas vidas. Ficou conhecida como a Dama do Lampião, pois andava pela madrugada entre os feridos (daí o lampião que é usado como símbolo da enfermagem).Florence sobreviveu e morreu aos 90 anos, após ter cumprido sua missão de amar e cuidar, após ter mudado a visão da enfermagem e de ter treinado novas moças de família para ser enfermeiras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário